Está se encerrando o prazo para adesão dos ministérios e autarquias ao Concurso Nacional Unificado, o “ENEM dos concursos”. Os órgãos poderão demonstrar seu interesse até o dia 29 de setembro.
Até o momento, 5.581 vagas já foram confirmadas. Entretanto, ainda restam alguns órgãos que não apresentaram sua decisão. São eles: CVM (60 vagas), ANS (35 vagas), ANAC (70 vagas), ANA (40 vagas), DNIT (100 vagas), INMETRO (100 vagas), CAPES (50 vagas), INEP (50 vagas) e INMET (80 vagas).
Segundo os detalhes da proposta, o edital é previsto para ser publicado até 20 de dezembro deste ano, com aplicação das provas entre fevereiro e março de 2024.
Confira os órgãos confirmados no CNU
Situação atual do concurso Nacional Unificado
Minuta de comissão
Foi finalizada a minuta de decreto que cria uma comissão e estabelece regras para o CNU. O documento foi encaminhado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) à Secretaria Executiva do Ministério de Gestão e Inovação (MGI).
A “Comissão de Governança” conta com representantes indicados pelos seguintes órgãos e entidades:
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI;
Advocacia-Geral da União – AGU;
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep;
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea;
Fundação Escola Nacional de Administração Pública – Enap; e
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
A minuta também prevê a criação de grupos de trabalho específicos, compostos por representantes de todos os órgãos que aderirem à seleção unificada.
Sobre o Concurso Nacional Unificado
O CNU é uma iniciativa proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos aos outros órgãos do governo federal.
O objetivo é centralizar os certames autorizados para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais nas vagas autorizadas em diferentes órgãos e entidades públicas do Governo Federal.
Esse modelo unificado agiliza a contratação de servidores reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.
“Este projeto é inovador e ousado. Com isso, criamos um critério de justiça de acesso às vagas públicas como nunca ocorreu antes na história do Brasil”, afirmou o secretário de Gestão de Pessoal, José Celso Cardoso Jr.
O certame será organizado a partir de uma Coordenação Geral composta pelo MGI, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (IPEA), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Advocacia Geral da União (AGU).
Este arranjo prevê também a participação ativa das comissões setoriais de cada um dos órgãos envolvidos, cujos representantes formariam o Comitê Consultivo/Deliberativo.
Detalhes do Concurso Nacional Unificado
25/08/2023 – apresentação da proposta;
até 20/09/2023 – ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador;
até 29/09/2023 – adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado;
até 20/12/2023 – divulgação do edital;
Fevereiro ou março/2024 – aplicação das provas;
Locais de prova
As provas devem ser realizadas, simultaneamente, em 179 cidades, abrangendo todas as regiões do país:
Região Norte: 39 Municípios;
Região Nordeste: 50 Municípios;
Região Centro-Oeste: 18 Municípios;
Região Sudeste: 49 Municípios;
Região Sul: 23 Municípios.
Para chegar a esse número, foram consideradas a densidade populacional, o raio de influência microrregional de cidades médias e grandes e as facilidades de acesso entre elas.
QUER SE PREPARAR DA MELHOR MANEIRA PARA O CONCURSO NACIONAL UNIFICADO? ENTÃO CONHEÇA AS NOSSAS APOSTILAS!
Comments