Em cinco dias, a primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente chamado de “ENEM dos concursos”, atingiu a marca de 700 mil inscritos!
A informação foi confirmada pelas redes sociais do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), nesta última quarta-feira, dia 24 de janeiro de 2024.
Contemplando mais de 6,6 mil oportunidades para 21 ministérios federais, o CNU abriu suas inscrições no dia 19 de janeiro. As inscrições encerram no dia 09 de fevereiro e todo o procedimento deve ser realizado no site da Fundação Cesgranrio.
Para garantir seu ingresso na grande disputa, é necessário efetuar o pagamento da taxa, cujos valores variam de R$ 60,00, para nível médio/técnico, e R$ 90,00, para nível superior. O candidato também precisa ter uma conta no site do Governo Federal, o Gov.br, para realizar o login na plataforma da Cesgranrio e fazer sua inscrição.
Além disso, para aqueles que precisam realizar o pedido de isenção da taxa, poderão solicitar o requerimento até o dia 26 de janeiro de 2024, nesta sexta-feira.
Quais são os critérios para solicitar a isenção da taxa no CNU?
Lembrando que o requerimento da isenção da taxa do Concurso Nacional Unificado exige algumas informações importantes dos candidatos, conforme segue:
Para os candidatos do CadÚnico será necessário indicar o Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo Cadastro Único, bem como declarar-se membro de “família de baixa renda”;
Já os doadores de medula deverão enviar, via upload, imagens legíveis da Carteira ou declaração de doador emitida por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, atestado ou Laudo emitido por médico;
Por fim, os candidatos que sejam ou tenham sido bolsistas do Prouni ou financiados pelo Fies, indicar a opção de solicitação correspondente a essa modalidade.
Somente serão aceitos documentos no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB. Não serão considerados válidos documentos apresentados por via postal, correio eletrônico ou entregues no dia da aplicação das provas.
Para análise da solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição, a Fundação Cesgranrio irá consultar o órgão gestor do CadÚnico, do Prouni e do Fies para verificar a conformidade da condição indicada pelo candidato para isenção.
Comentários